Desenvolvimento Comunitário
Em parceria com a sociedade civil e poder público, o Instituto InterCement desenvolve projetos que visam gerar oportunidade de desenvolvimento local. São priorizadas ações em temáticas identificadas junto às comunidades, como infância, juventude, educação, fortalecimento do capital social.
Outra forma de atuação é o apoio à ação cidadã, na forma de incentivo ao voluntariado através de atividades organizadas pelos GAIVs (Grupo de Ação Ideal Voluntário), que mobilizam profissionais da InterCement e de empresas parceiras, seus familiares e amigos.
O Instituto InterCement é responsável por articular organizações sociais, governos, empresas, parceiros técnicos responsáveis pela execução total ou parcial das ações de um projeto e operadores, além de garantir a implementação, acompanhamento e avaliação de ações e projetos implantados junto às comunidades.
Para isso, foram criadas três instâncias de participação de eficácia comprovada ao longo do tempo: os CIVICOs, os CDCs e os GAIVs:
INICIATIVAS DE APOIO DO
INSTITUTO INTERCEMENT

Prêmio Idealista
O Prêmio Idealista é uma ação de reconhecimento ao esforço dos voluntários.
Com quatro edições por ano, ele premia Grupos de Ação Ideal Voluntário (GAIVs) que se destacam em seus trabalhos e que tenham acumulado 350 horas de atuação voluntária em seis meses consecutivos de trabalho, sendo pelo menos 50 horas por integrante do GAIV.

Mentoria
e-Crescimento
Iniciativa que tem por objetivo contribuir para o futuro de jovens com a troca de experiências com quem já atua no mercado de trabalho. Por meio de uma plataforma virtual, os profissionais conversam com jovens sobre sonhos, carreira, estudos e trabalho, orientando-os sobre como atingir suas metas.

Tutoria do
Programa Puente
Lançado em 2015, o Programa Puente é uma iniciativa da Fundação Loma Negra que objetiva oferecer treinamentos e compartilhamento de experiências em ambientes de trabalho para jovens cursando o último ano de escolas técnicas. No total, a ação já beneficiou 380 alunos de oito escolas técnicas, que tiveram acesso a 150 horas de oficinas.